Hoje vou falar um pouco sobre o Capítulo 1 do livro Wikinomics, ou seja, a economia colaborativa, onde todos possuem a oportunidade de colaborar na criação e distribuição de serviços, diferente na maneira tradicional, onde essa criação e distribuição ficava na responsabilidade das grandes empresas. Na economia colaborativa, há a vantagem das empresas não gastarem com pessoas contratadas, de utilizarem a inteligência de seus próprios usuários para impulsionar seus resultados. A colaboração entre as pessoas está mudando a forma como as empresas utilizam suas pesquisas e descobertas.
O texto fala sobre peering, que seria esse esforço colaborativo, onde todos contribuitem voluntariamente para a formação de determinado conteúdo. Um exemplo claro disso seria o Torrent, onde as pessoas baixam um filme e, ao mesmo tempo, fazem upload para que outra possa baixá-lo com velocidade boa. Ainda utilizando o Torrent como exemplo, surgiu o PopCorn Time, essa pipoquinha simpática que utiliza da mesma tecnologia para stream de vídeos. A velocidade do seu vídeo é determinado pela quantidade de pessoas que estão fazendo upload naquele momento. Só pra vocês terem noção do poder disso, o PopCorn já bota medo até no Netflix. Além disso, o código do programa é aberto e qualquer pessoa pode contribuir para o desenvolvimento de novas funções.

O PopCorn Time possui um acervo de filmes e séries muito maior que o Netflix, pois não precisa entrar em contato com gravadoras e esperar a liberação de direitos autorais. O Wikipedia, um dos primeiros sites colaborativos, possui uma quantidade de verbetes e traduções infinitamente maior que qualquer enciclopédia física que exista no mundo. Esse modelo permite que, com a ajuda de todos os usuários, os meios atinjam patamares nunca imagináveis se fossem controlados por uma única empresa.
Por outro lado, há um grande impasse nessa ideia de colaboração pois, tradicionalmente, as empresas protegem seus direitos intelectuais com receio de roubo de terceiros. Porém, as corporações necessitam se abrir para essas novas idéias, pois elas se mostram cada vez mais eficientes e ágeis e, se ela não o fizer, outra idéia parecida poderá surgir e se aproveitar da colaboração entre os usuários para a ultrapassar.

0 comentários:
Postar um comentário