No Capítulo 03 do livro A Bíblia do Marketing Digital, de Cláudio Torres, começamos a conversar sobre o Marketing de conteúdo, demonstrando a importância do conteúdo para os consumidores e como ele pode ser utilizado nos mais diversos blogs.
Bill Gates
Com a popularização do blog, onde cada consumidor poderia ser, também, gerador de conteúdo e a ascensão de blogueiros que começaram a se tornar formadores de opinião e serem tão importantes quanto redatores especialistas, a internet passou a se tornar uma rede de conexões entre pessoas, e não mais um grande amontoado de sites.
Desta forma, o conteúdo disponibilizado nestes sites se tornou mais importante do que o próprio site. O consumidor não mais se baseia por sites famosos, mas sim por sites que proporcionam o que ele deseja, seja informação ou entretenimento. Um exemplo claro são as ferramentas de buscas que, abaixo do nome do site, existe uma breve descrição do que ele se propõe, onde o consumidor tem a oportunidade de, mesmo sem abrir o site, ter uma idéia do conteúdo que existe nele.
"O marketing de conteúdo é o uso do conteúdo em volume e qualidade suficientes para permitir que o consumidor encontre, goste e se relacione com uma marca, empresa ou produto" (p. 87)
É dar ao consumidor o que ele quer, garantindo que, em necessidades futuras, o site da empresa será sua primeira opção, não tendo mais ele que recorrer aos sites de busca. Entretanto, para planejar este conteúdo, uma série de pontos precisam ser definidos, como:
- Quem é o público-alvo
- O que se pretende do público-alvo
- Como se comporta o público-alvo
- Que informação o público-alvo busca
- Que conteúdo produzir para o público-alvo
- Como produzir esse conteúdo
O ponto mais importante, como podemos observar, é a análise do público-alvo, como ele se comporta online, como são suas interações, o que ele busca. A partir disto é possível desenvolver um conteúdo muito mais elaborado de forma a atingir e fidelizar a maior quantidade de pessoas possível.
Para que o consumidor chegue rapidamente ao site, é indispensável um trabalho centrado nas ferramentas de busca. A organização da página, a definição de palavras-chave, entre outros fatores, influenciam diretamente na localização da página em um site de buscas e, visto que a maioria das pessoas não passa da primeira página procurando o que deseja, a otimização destas ferramentas de busca trazem mais pessoas ao site da empresa.
A partir disto, é importante citar algumas regras de uso e otimização dos blogs, como criar títulos interessantes para os posts, usar parágrafos, usar subtítulos, ter cuidado com a ortografia, pensar antes de escreve, responder aos comentários, usar um design simples, figuras e vídeos e programar os posts. Estas regras servem para manter a regularidade e qualidade das postagens, de modo a seduzir e manter este leitor acompanhando a página.
Por fim, o monitoramento do blog e das redes sociais se torna igualmente importante para analisar este público que está acessando o blog, definir seu perfil e planejar ações mais efetivas. Um blog bem alimentado, com um conteúdo rico, possuí grande potencial de conquistar mais leitores dia após dia.





